Miss O Da Pr Tica Farmac Utica
Participar no processo de tomar decisões sobre a utilização de medicamentos;
Selecionar a fonte de abastecimento do produto farmacêutico;
Selecionar a forma farmacêutica do medicamento;
Preparar o medicamento para uso do paciente;
Fornecer o medicamento ao paciente;
Prestar informações ao paciente sobre os medicamentos;
Controlar e acompanhar para detectar reações adversas e interações com medicamentos e alimentos; e
Controlar e acompanhar o paciente para incrementar a probabilidade de êxito do procedimento terapêutico, de acorde com os objetivos da Atenção ao paciente.
O PAPEL DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO
O papel do farmacêutico como profissional do medicamento é realizar, em toda a sua plenitude, Atenção Farmacêutica e avaliar a sua real utilidade nas ações de saúde pública (SCHOSTACK, 2001).
A sociedade acredita na atuação dos profissionais de saúde e na indústria farmacêutica, calçados na ética profissional.
Para resgatar o seu espaço, o farmacêutico deve aproveitar-se dos fatos históricos (ocasionais ou não) do momento, como:
A falsificação de medicamentos,
As farmácias de prefeituras,
A assistência farmacêutica dentro do Sistema Único de Saúde - SUS, transformando-os em fatores positivos para o fortalecimento do papel do profissional à frente da farmácia, modificando o conceito da população em relação ao farmacêutico.
A sociedade brasileira resgata o farmacêutico como o profissional insubstituível, imbatível em conhecimentos sobre medicamentos e exclusivo, ninguém, que não ele está legal ética e academicamente tão capacitado para orientar o usuário do medicamento acerca do produto que está adquirindo (SANTOS, 2000).
Segundo Costa (2001), a reprofissionalização na farmácia só será completa quando todos os farmacêuticos aceitarem o seu papel social, de garantir terapia farmacológica segura e efetiva para o paciente.
Sendo o farmacêutico fundamental na equipe, multiprofissional de saúde, ele tem que estar à frente