MIPS - Soma, Multiplicação e Vogais no MARS
FACULDADE DE INFORMÁTICA
Fernanda Borges Turella
LABORATÓRIO DE
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Porto Alegre
2010
Trabalho 3
Foi utilizado o ambiente MARS nos três programas solicitados para o funcionamento da linguagem MIPS. Abaixo está a tela antes de compilar ou executar os programas.
Soma64bits.asm
Se divide o número hexadecimal. Depois criou-se uma mascaramento para isolar o último bit das baixas e do resultado da soma delas. Foi utilizado o comando and para as baixas e xor para a soma, assim se o bit for igual a 1 sempre terá carry, se for 0 nunca terá carry, mas se for diferente é deve-se fazer a verificação, se o resultado da soma foi 1 ou 0. Se 1 não tem carry, se 0 deve-se somar mais 1 no resultado final das altas para obter o valor certo.
Após a execução do programa:
Multip.asm
Foi declarada duas variáveis hexadecimais de 32 bits. Foi utilizado o comando multu para fazer a multiplicação dos conteúdos dos registradores, que tinham os valores a ser multiplicado. Foi utilizado o comando mflo e mfhi para transferir registradores comuns, o HI e o LO.
Após a execução do programa:
Vogaistolower.asm
Neste programa as cinco vogais foram declaradas maiúsculas. Percorreu a cadeia de caracteres para comparar o código. Para fazer a soma 32 = 0x20 em hexadecimal, alguma das cinco vogais tem que ser igual a alguma das variáveis. Após a verificação, a que for igual a alguma vogal maiúscula, essa é transformada em minúscula.
Após a execução do programa: