miocardiopatia
- Então toda vez que vocês ouvirem falar de miocardiopatia primária significa que houve uma doença primária do musculo cardíaco, normalmente de origem genética. Então quando a doença começa no próprio miocardio, a gente chama de miocardiopatia primária. Então por exemplo, o individuo tem uma condição genética que facilita a instalação de uma doença miocárdica. Então a origem da doença é o próprio miocardio, que a gente chama de miocardiopartia primária.
- A miocardiopatia secundária é quando é secundária a uma outra doença. Então por exemplo, uma doença metabólica que comprometeu o miocardio, ou uma doença auto-imune que agride o miocardio, pode ser uma doença endócrina, doença vascular, algum disturbio inflamatorio ou infeccioso.
FISIOPATOLOGIA
- A fisiopatologia é igual para qualquer tipo de miocardiopatia. Eu vou falar basicamente de dois tipos, o terceiro tipo é mais rápido porque interessa menos, mais toda a fisiopatologia da miocardiopatia começa sempre do mesmo jeito.
- Então começa sempre por uma agressão do musculo cardíaco. O musculo cardiaco é agredido, e a partir desse momento se instala uma reação inflamatória. A propria reação inflamatoria acaba criando mais destruição de musculo cardiaco. Então o musculo cardiaco foi agredido por causa do agente biologico, por causa de toxinas e mediadores quimicos e por causa do proprio sistema imunológico. Então a partir do momento que o miocardio é agredido e ali se instala uma reação inflamatoria, a tendencia é que ocorra piora na agressão miocárdica por conta da ação do sistema imunológico. Então a célula de defesa na tentativa de melhorar o problema acaba matando mais célula cardiaca. Então a consequencia disso é necrose miocárdica. Miocardio morto não regenera, então ali onde houve necrose é depositado material fibrótico. Então a partir da isntalação da