minério de ferro
COMPONENTE CURRICULAR: CONFORMAÇÃO MECÂNICA
INSTRUTOR: LEANDRO THESING
PRODUÇÃO DE AÇO:
ETAPAS DO MINÉRIO DE FERRO
ALAN JÚNIOR VERGUTZ
Alegrete/RS
Novembro de 2014
2
1. ETAPAS DA PRODUÇÃO DO AÇO
O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. A fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação.
1.1. PREPARAÇÃO DA CARGA
Na sinterização, a preparação do minério de ferro é feita cuidando-se da granulometria, visto que os grãos mais finos são indesejáveis, pois diminuem a permeabilidade do ar na combustão, comprometendo a queima. Para solucionar o problema, adicionam-se materiais fundentes (calcário, areia de sílica ou o próprio sínter) aos grãos mais finos. O produto resultante é chamado de sínter. O carvão é processado na coqueria e transforma-se em coque.
1.2. REDUÇÃO
Essas matérias-primas, agora preparadas, são carregadas no alto forno.
Oxigênio aquecido a uma temperatura de 1000ºC é soprado pela parte de baixo do alto forno. O carvão, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro em um metal líquido: o ferro-gusa. Após a reação, o ferro gusa na forma líquida é transportado nos carros-torpedos para uma estação de dessulfuração, onde são reduzidos os teores de enxofre a níveis aceitáveis.
1.3. REFINO
Na aciaria, o ferro gusa é transformado em aço através da injeção de oxigênio puro sob pressão no banho de gusa líquido, dentro de um conversor. A reação constitui na redução da gusa através da combinação dos elementos de liga existentes (silício, manganês) com o oxigênio soprado, o que provoca uma grande elevação na temperatura, atingindo aproximadamente 1700 ºC.
Os gases resultantes do processo são queimados logo na saída do equipamento e a os demais resíduos indesejáveis são eliminados pela escória, que fica a superfície do metal. A maior