minoca
DESCOBERTA
Mencionada por Homero, essa civilização foi completamente esquecida até que Arthur Evans, um dos mais famosos arqueólogos da História, acreditou na sua existência e se dedicou a buscá-la. Ele usou as pistas dadas pelos mitos e lendas a respeito do fabuloso rei Minos (do labirinto do minotauro) para encontrar a história real.
Em 1900, Arthur Evans desenterrou a construção que chamou de Palácio de Minos, hoje chamado Palácio de Cnossos.
Foi a primeira civilização que surgiu na Europa, ao lado dos micênicos. A civilização conhecida como minóica, não foi importada mas se desenvolveu na própria ilha com o decorrer do tempo.
A ilha foi ocupada a partir de 6000 a.C. por povos neolíticos, como evidenciado por figuras antropomórficas de argila. As primeiras peças de cerâmica surgiram por volta de 5700 a.C. A arquitetura é semelhante às presentes no Egito e no Oriente Médio, deste período e de períodos posteriores, com tijolos queimados sobre fundação de pedra, cobertos por barro, o que pode ligá-los aos povos daquelas regiões e não aos povos europeus como se costuma pensar.
Esse povo cultivava trigo, lentilhas, criava bois e cabras. O terreno montanhoso e acidentado dava lugar a profundos vales férteis, onde era praticada a agricultura. A pesca também era um importante elemento na obtenção de alimentos.
Por volta de 3800 a.C. o cobre substituiu as pedras em utensílios como machados, e a ilha toda passou a ser ocupada por esta cultura.
HOMERO
Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.
Nascimento: Esmirna, Turquia
Falecimento: Ios, Grécia
Nacionalidade: Grego
ARTHUR EVANS
Arthur realizou escavações em Cnossos, Creta, Grécia.
8 de julho de 1851, Nash Mills
11 de julho de 1941, Boars Hill, Reino Unido
Harrow School, Universidade de Oxford
LOCALIZAÇÃO
Creta é a maior ilha da Grécia. É uma ilha longa e
estreita, que se estende pela entrada sul do