Mini projeto de drogas
O projeto pretende fazer uso dos conhecimentos teóricos do corpo docente bem como a escuta das, necessidades de nossa comunidade em relação a este tema, nos depoimentos do cotidiano dos professores, nas conseqüências no processo ensino/aprendizagem, assim como no ordenamento das políticas públicas de prevenção relacionadas às drogas.
Sabemos que o consumo de drogas licitas como o cigarro e bebidas alcoólicas entre nossos jovens aumentou-se consideravelmente, o mesmo fenômeno vem acontecendo com o uso de drogas ilícitas como maconha, cocaína, e crack.
O consumo de drogas psicotrópicas, que sempre esteve presente no meio social, aumentou de forma considerável passando de uso ritualístico e em pequenas quantidades para produção, consumo e distribuição em grande escala. Tornou-se problema de saúde pública devido ás resultantes de seu uso abusivo, como alterações cognitivas e mudanças no comportamento global do sujeito. (BRUSARELLO e SUREKI 2008)
É muito importante observar que o uso de drogas esta associado a um número muito grande de problemas sociais, que envolvem a violência, os acidentes e doenças.
Ratificando a fala do autor constatamos “in loco” a verocidade da informação a vista que percebemos que os jovens de nossa comunidade , tem feito uso constante de drogas.
Sendo assim a escola tem como papel fundamental a prevenção do uso de drogas em nossa sociedade e é certo que esta importância tem aumentado cada vez mais nós últimos anos, devido a novos projetos educacionais que possibilitam o contato diário com os alunos em tempo integral como as iniciativas Mais Educação e Escola Aberta.
O consumo de drogas por jovens é elevado quando comparado as outras faixas populacionais sendo