Minha vida escolar
Não freqüente i o “jardim” como era chamado naquela época, pois a escola era longe e meus pais não tinham como me levar. Então iniciei a minha vida escolar com sete anos na 1ª série.
A escola se chamava “Escola Pluridocente Pasto Novo”. Havia apenas uma sala de aula onde estudavam 1ª e 2ª series juntas. O banheiro não tinha vaso, apenas um buraco no chão, eu ficava com medo de cair, mas era a única opção. Quando chovia tínhamos que ficar trocando de lugar porque havia muitas goteiras, tinha um filtro velho onde bebíamos água. A merenda escolar era feita na casa da mãe de uma colega e quando chegava a hora da merenda a professora mandava dois alunos maiores irem buscar.
Minha professora se chamava Ildenice, era ótima muito carinhosa. Eu e meus colegava ficávamos ansiosos para que chegasse o recreio para ela brincar de queimada conosco.
Seu método de ensino era empirista, pois tinha que seguir as cartilhas, como era bom olhar os desenhos, o sabiá, a babá entre outros.
Mas no meio do ano a professora teve que ir para outra escola e quem veio dar aula foi a Shirley, que também morava na comunidade, senti muita falta da ti Ildenice, mas tia Shirley com seu carinho me conquistou.
Assim chegou o final do ano. A professora preparou uma festa, fizemos teatro, brincamos de amigo secreto, foi muito bom.
2ª série
Minha 2ª serie foi na mesma escola, com a professora Ildeney, que chamávamos de tia Neinha.
A cada ano que se passava a situação da escola piorava cada vez mais, foi ai que a professora teve a idéia de fazer uma rifa para arrecadar dinheiro para reformar a escola, todos os alunos venderam bastantes rifas, mas não foi o suficiente para comprar os materiais, porém deu pra dar uma ajeitada. O método de ensino continuava através das cartilhas, a professora para ensinar continhas usava sementes, como era divertido aprender matemática com sementes.
No recreio brincávamos de queimada, pique bandeira, roda, porém brincávamos sempre de olho na estrada