Minha terra tem palmeiras
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
Com base no texto minha terra tem palmeiras pude observar que no município de Maranhão, chamada Lago do Junco, era muito usado plantas medicinais que a população acreditava se que efeitos fitoterápica, pois eles não tinham recursos financeiros e nem a cidade tinha instituições medicas. No Lago do Junco era comum essa pratica, o que fez com que a cidade se diferencia se dos outros lugares próximos à região, o que as motivaram a implantarem a Horto e uma farmácia fitoterápica, em 1999 depois de um fórum municipal.
Tendo como principais parceiros a prefeitura do município e a paróquia São José e outras lideranças locais. A intenção era aproveitar a diversidade da flora e estimular a produção das plantas medicinais.
O lago do Junco, com 9.211 abitantes sempre apresentou indicadores socioeconômicos inferiores aos dos outros municípios da região.
A vegetação predominante era a palmeira de babaçu, sendo uma das poucas fontes de renda da população rural.
As quebradeiras de coco, eram pessoas guerreiras que lutavam pelo direito de trabalhar, umas das ultimas conquistas foi a sanção do babaçu livre(direito de entrar nas áreas dos cocais sem ter que pagar para os donos), essa conquista fez parte do processo de luta pela preservação da palmeira do babaçu na paisagem do Maranhão.
DESENVOLVIMENTO
A farmácia verde já provou sua aplicabilidade, porem o alcance ainda é muito pequeno. O que poderia ser feito para que a área de abrangência do projeto alcançasse toda a área do município?
Um desenvolvimento de projetos, de nota o tamanho do projeto em termos de alcance, quantidade e profundidade dos resultados que se pretende adquirir, valor dos recursos a serem investidos, etc.
Inicialmente foram catalogadas 30 espécies