minha terra tem palmeira
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5 (MODELO) REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO Com base no texto minha terra tem palmeiras podemos observar que no município de Maranhão, chamado Lago do Junco, o uso plantas medicinais era muito usado pela população, pois faltavam recursos financeiros e instituições médicas. Neste município essa prática se diferenciou de outros lugares, pois a comunidade transformou o uso de ervas fitoterápico em uma forma de melhorar a qualidade de vida, por meio da implantação da do Horto e da Farmácia fitoterápica, que foi resultado do fórum de desenvolvimento local em 1999.
Os principais parceiros foram: a prefeitura municipal, a paróquia São José e as lideranças locais. O intuito era explorar a flora do lugar e incentivar as pessoas a plantarem cada vez mais, o que não seria tão difícil, já que era uma tradição do lugar e trazidas de gerações, com isso, e em certo tempo, conseguiriam até exportar parte da produção dos remédios naturais.
O lago do Junco possuía 9.211 pessoas e sempre apresentou indicadores socioeconômicos inferiores aos de outros municípios. Este trabalho aborda como um povo humilde e com inúmeras dificuldades, entre as quais: financeiras, sociais, saúde e até mesmo de sobrevivência, buscaram através do uso de plantas medicinais na cura de doenças, a alternativa para suprir as necessidades da comunidade do povo do Lago do Junco-(MA) em recursos para adquirir medicamentos e a falta de posto médico local, que foi uma questão de maior relevância.
A vegetação predominante era a palmeira de babaçu, sendo uma das poucas fontes de renda da população rural. As quebradeiras de coco eram pessoas guerreiras que lutavam pelo direito de trabalhar, uma das ultimas conquistas foi à sanção do babaçu livre (direito