História da Prússia
No século XV a Guerra dos Treze Anos (1454-1466) teve uma grande importância na história do pais, e teve inicio quando a Confederação Prussiana (uma coligação de cidades hanseáticas da Prússia) se rebelou contra a Ordem Teutônica e recorreu a proteção do rei polonês Casimiro IV. Com a derrota militar em 1446 forçou o reconhecimento da soberania do rei Polonês e da Lituânia, sendo assim a Prússia foi divida em dois estados: a Prússia Real, um território que era subordinado ao reino da Polônia e a Prússia Ducal que estava subordinada a Ordem Teutônica.
Em 1618 João Segismundo de Brandenburgo herdou o ducado, e passou a governar de Berlim até o território e Brandenburgo. O estado assim passou a ser chamado de Brandenburgo – Prússia.
Em 1701 Brandenburgo – Prússia tornou-se Reino da Prússia sob as rédias de Frederico I que mais tarde iria fazer com que a Prússia tomasse também a Áustria.
Em 1862, o Rei Guilherme I nomeou Otto von Bismark o primeiro ministro da Prússia e ele estava decido a derrotar os liberais e os conservadores porém sob o controle da classe dominante e da burocracia prussianas. A partir disso podemos citar três grandes batalhas que pode clarear tudo isso que foi falado. Primeiramente houve uma guerra contra a Dinamarca (Guerra dos Ducados 1864), logo após a guerra contra a Áustria (Guerra Austro Prussiana 1866) e com a França (Guerra Franco-Prussiana -1870). Todas essas guerras fizeram com que a Prússia crescesse em relação