Minha escola
IDENTIFICAÇÃO: Nome da minha Escola é: Escola Estadual Índio Tuxaua Pedro Barbosa. Foi inaugurada no dia 16 de março de 2002.
APRESENTAÇÃO: Sendo a escola o lugar de concepção, realização e avaliação do projeto educativo, faz-se necessário organizar o trabalho pedagógico que se realiza dentro da instituição, junto aos alunos. É fundamental assumir nossas responsabilidades, enquanto educadores. Ao construirmos o projeto político pedagógico, nele colocamos o que planejamos e o que temos a intenção de realizar dentro da instituição de ensino. O PPP não se resume em um agrupamento de planos de ensino nem deve ser construído e arquivado ou encaminhado ás autoridades educacionais como cumprimento de tarefas burocráticas. Ele deve e está sendo construído e vivenciado por todos aqueles que estão inseridos e envolvidos no processo educativo da Escola como um todo, sendo que o Projeto Político Pedagógico, é um processo democrático de tomada de decisões, tem como principal objetivo instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo a rotina do mando impessoal e racionalizando da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo a fragmentação que aumenta as diferenças e hierarquiza os poderes e a tomada de decisões. Desse modo o que pretendemos é ordenar o trabalho educativo dentro da escola para que esse em uma perspectiva, histórico crítica e democrática que venha atender os anseios de toda a comunidade escolar sendo a busca das realizações de nossos anseios, desejos e sonhos dentro do processo educativo.
INTRODUÇÃO: A escola, enquanto instituição formativa deve decidir por seus rumos e questionar constantemente sua função. Uma escola que não consegue se decidir por um projeto educacional, caminha sem direção e tem poucas chances de contribuir para a formação cidadã, atendendo aos anseios