Controladoria
CONTROLADORIA
INTRODUÇÃO:
1 – A CONTROLADORIA E AS FUNÇÕES DO CONTROLLER
2.1 – O que é a Controladoria
A Controladoria é o departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de determinada entidade, com ou sem fins lucrativos.
Deve estar capacitada a:
- organizar e reportar dados e informações relevantes para os tomadores de decisões;
- manter permanente monitoramento sobre os controles das diversas atividades e do desempenho dos departamentos;
- ter poder de influir nas decisões dos gestores da entidade.
Tudo isso, evidentemente, sem deixar de cumprir com eficácia e eficiência suas responsabilidades na execução das chamadas tarefas e atribuições regulamentares, normalmente vinculadas aos aspectos contábeis e societários, fiscais e tributários.
2.2 – A importância da Controladoria
A alta competitividade entre as empresas, o mercado globalizado, as crescentes preocupações sociais e ecológicas, exigem um gerenciamento cada vez mais eficaz e eficiente das empresas.
O objetivo principal da Controladoria é o estudo e a prática das funções de planejamento, controle, registro e a divulgação dos fenômenos da administração econômica e financeira das empresas em geral.
É atribuição da Controladoria, dar suporte das informações e dados contábeis e financeiros de todas as etapas do processo de gestão, com vista a assegurar os interesses da empresa e o apoio à decisão dos demais gestores da empresa.
Outra atribuição importante da Controladoria é o controle das atividades. Somente é possível afirmar que há um controle efetivo se:
. São conhecidos os ingressos e saídas e destino dos recursos.
. As receitas e as despesas estão dentro dos valores e limites esperados.
. Qualquer desvio nesses parâmetros são de rápido conhecimento dos gestores responsáveis.
. Providências imediatas devem ser tomadas para correção dos