Minerologia
Mineralogia: é a ciência da terra que se dedica ao estudo da química, estruturas molecular e cristalina e propriedades físicas de minerais, bem como a sua gênese, constituição, estrutura e modo de ocorrência.
Cristal: Formados quando há um ambiente favorável (lento aquecimento). Os grupos de átomos
(moléculas) se juntam em forma ordenada. É definido numa geometria em que as faces são planas
“Toda formação em Cristal é identificado como matéria mineral, mas nem todo mineral se apresenta em forma de cristais”.
Mineral: Substância homogênea, inorgânica, de ocorrência natural com propriedades químicas e físicas definidas em estado sólido.
Os minerais são representados por uma fórmula química.
Podem ser constituídos por um único elemento químico, tais como o ouro nativo (Au), o antimônio (Sb) e o diamante (C);
E podem apresentar uma série, onde um elemento pode ser total ou parcialmente substituído por outro; Os piroxênios não apresentam composição química definida e podem variar com os elementos Mg e Fe se substituindo mutuamente em várias proporções na composição do mineral (solução sólida) - (Mg,Fe)SiO2;
Enstatita (Piroxênio)(Mg,Fe)SiO2
Os elementos químicos mais abundantes do universo tem uma tendência natural de se combinarem entre si, a maioria dos minerais são compostos formados por dois ou mais elementos.
Ortoclásio - KAlSi3O8
Pirita – FeS2
Pumpellyita – (Fe2+)(Ca2(Fe2+Fe3+)(Al,Fe3+)2Si3(O,OH)14)
Isomorfismo e polimorfismo
Isomorfismo verifica-se quando ocorrem variações ao nível da composição química dos minerais sem, contudo, se verificarem alterações na estrutura cristalina. Substâncias com estas características designam-se por substâncias isomorfas. A um conjunto de minerais como estes chama-se série isomorfa ou solução sólida e os cristais constituídos designam-se por cristais de mistura, misturas sólidas ou misturas isomorfas. Um exemplo de minerais que constituem uma série isomorfa é o das