Arredondamento e regra de três
ANÁLISE ESTATÍSTICA
ARREDONDAMENTO E REGRA DE TRÊS
EDUARDO
2º PERÍODO - ADMINISTRAÇÃO
RIO DE JANEIRO / RJ
2012
SUMÁRIO
Página
Introdução ...................................................... 2
Desenvolvimento ............................................... 4
Conclusão ...................................................... 11
Referências ...................................................... 13
INTRODUÇÃO
É cada vez maior a necessidade de entender o mundo em que vivemos e noções de Estatística ajudam nessa compreensão nos diferentes ramos do conhecimento (Educação, Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Informáticas, etc). Através de dados numéricos estatísticos, é possível ter uma idéia sobre a situação, complementar informação, tirar conclusões ou fazer previsões a respeito de um determinado fato. O conhecimento de determinados conceitos matemáticos básicos, como arredondamento e regra de três, se faz necessário para que se aplique corretamente essas informações numéricas (dados) numa série de etapas, que serão interpretadas, tornando-se um instrumento fundamental para nos direcionar sobre qual caminho adequado a seguir numa decisão.
DESENVOLVIMENTO
Arredondamento
Entendemos por arredondamento de dados a técnica utilizada para suprimir unidades inferiores, isto é, arredondar um número significa reduzir a quantidade de algarismos após a vírgula.
Às vezes, queremos trabalhar com números com, digamos, uma casa decimal, mas o que fazer quando o resultado encontrado for um número com muito mais casas depois da vírgula? A rigor, na Estatística, precisamos seguir um critério rígido de arredondamento a fim de não comprometermos os resultados.
Por exemplo, suponha que queiramos trabalhar com duas casas decimais e nosso resultado foi 1,1417. Como fazer?
Com freqüência , deparamos com dados como 97,985 pessoas,