Mineração do Ouro
No século XVIII, com a exploração do ouro, a região de minas gerais teve grande crescimento econômico. A colonização avançou para o interior, surgindo novas cidades que ainda hoje exibem o legado artístico e arquitetônico daquela época. A ascensão e o declínio dessas cidades que estiveram ligados á mineração.
Portugal estava mergulhado em grave crise econômica. Os preços do açúcar haviam caído no mercado internacional, devido, sobretudo á concorrência do açúcar antilhano o governo português buscava novas fontes de riqueza nessa busca, revigorou o antigo sonho de encontrar ouro no Brasil. Somente no final do século XVIII os bandeirantes encontraram as primeiras jazidas de ouro em minas a data e o local dos primeiros achados não são conhecidos exatamente. Mas sabe-se que a descoberta do ouro a noticia da descoberta do ouro rapidamente se espalhou e um grande número de pessoas dirigiu-se a região de minas gerais além da população colonial,calcula-se que a busca pelo ouro atraia anualmente para a região jazidas de 3 mil a 4 mil portugueses moradores do reino.
A corrida ao ouro, de início foi intensa e desesperada, fazendo com que a região ficasse povoada de toda espécie de aventureiros e muitos mineiros, com os alforjes cheios de ouro, morreram no caminho sem encontrar um pedaço de mandioca, pelo qual dariam uma pepita. Entre 1697 e 1698 um surto de fome assolou as minas.
Para controlar a exploração do