mineralização
1.Muito se fala da importância do cromo em nutrição animal, estando este elemento participando de diversas formulações para mineralização do ‘sal branco’. Isso posto pergunta-se: A) qual a importância do cromo na nutrição de ruminantes? B) Cite três referencias bibliográficas sobre o assunto.
Dentro da importância do cromo podemos citar a atividade de enzimas, a estabilidade de proteínas, e o metabolismo de carboidratos. Mas como papel principal, o cromo potencializa a interação entre a insulina e receptores celulares, através da formação do fator de tolerância à glicose. O fator de tolerância à glicose estimula a ação da insulina e potencializa a entrada de glicose para dentro da célula. http://www.iepec.com/noticia/o-papel-do-cromo-na-nutricao-de-bovinos 2.Qual a diferença entre uréia extrusada, amiréia e optgem?
3.Como as diferentes fontes de matéria prima para obtenção de fósforo podem interferir na performance de animais mineralizados?
As rochas fosfáticas brasileiras ígnea, muito menos flúor que rochas importadas. Assim, cogitou-se em utilizá-las diretamente para a alimentação de bovinos. Experimentos mostraram que fosfatos de rocha têm cerca de 30% menos fósforo disponível para bovinos que fontes tradicionais, como fosfato bicálcico. Mostraram também que na medida em que se aumentava a quantidade dos fosfatos de rocha nas misturas minerais, o consumo da mistura e o desempenho dos animais se reduziam. O fosfato de rocha não é palatável para bovinos.
4.Oque significa ‘mineral orgânico’ ?
Os minerais em forma orgânica (quelatos) são estáveis e não são sujeitos às interações com outros elementos. Os minerais quelatados melhoram o desempenho dos animais com relação ao ganho de peso e desenvolvimento dos animais em crescimento (ganharam 2,5 kg a mais na recria de fêmeas), melhoram o desempenho reprodutivo de ovelhas (aumento de 4% na fertilidade e 15% nos partos duplos) e carneiros (qualidade do sêmen 15% melhor),