mineral
A Dolomita pode ser tanto um mineral como uma rocha. O mineral costuma apresentar-se em cristais romboédricos e em agregados de pequenos cristais de facetas curvas. A rocha é uma massa compacta, de granulação finíssima, tipo espato.
Sistema cristalino: trigonal.
Dureza: 3,5 – 4.
Densidade: 2,85.
Clivagem: perfeita e romboédrica.
Fratura: concóide.
Cores: incolor, branca, esverdeada, avermelhada, rosa, marrom e negra. A rocha de Dolomita também apresenta-se em várias cores, sendo as melhores de cor vermelha, cor do pêssego, marrom e preta.
Cor do traço: branco.
Brilho: vítreo perolado.
Transparência: transparente e translúcida. A rocha é opaca.
Fluorescência: nenhuma.
Feldspato Potássico: Microclina
De uma forma geral um feldspato pode ser descrito como sendo um silicato de alumínio, tendo como cátions, átomos de Potássio, Sódio e Cálcio, com fórmula química geral grupo dos tectossilicatos,
(K,Na,Ca)(Si,Al)4O8
Propriedades física do Feldspatos:
Dureza: Varia entre 6 e 6,5 (Escala de Mosh).
Densidade: 2.55 e 2.76 g/cm³.
Clivagem: Perfeita em duas direções, formando angulo de 90º (ou próximo disto).
Brilho: Vítreo.
Sistema de Cristalização: Monoclínico, triclínico.
Aspecto: Translúcido e transparente.
Traço: Branco.
Fratura: Desigual, estilhaçada, granulada.
Granada membros de um grupo de minerais com habitus cristalino constituído por dodecaedros e trapezoedros. São nesosilicatos de fórmula geral, A3B2(SiO4)3.
A dureza das granadas encontra-se no intervalo 6,5-7,5 e a densidade (peso específico) está entre 3,1 e 4,3. O brilho varia entre vítreo e resinoso, podendo ainda ser transparentes ou opacas, conforme a presença ou ausência de inclusões. As granadas podem apresentar as seguintes cores: vermelho, amarelo, marrom, preto, verde, ou incolor.