Minerais
TRABALHO EM GRUPO SOBRE MICRONUTRIENTES
ALUNO: Priscila Moraes Neto. RA: 9857489632
1) Defina minerais e diferencie macro e micro minerais.
Minerais são substâncias de origem inorgânica que fazem parte dos tecidos duros do organismo, como ossos e dentes. Também encontrados nos tecidos moles como músculos, células sanguíneas e sistema nervoso. Possuem função reguladora, contribuindo para a função osmótica, equilíbrio acidobásico, estímulos nervosos, ritmo cardíaco e atividade metabólica. Macro minerais: São aqueles cujas necessidades diárias superam os 100 mg. Nesse grupo encontram-se o cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre e já os Micro minerais: São aqueles que a necessidade diária é inferior a 100 mg. Nesse grupo, podemos destacar o ferro, cobre, zinco, manganês, iodo, selênio e flúor.
2) Quais são as principais funções dos minerais? Os minerais possuem um papel bastante importante em nosso organismo. Atuam como componentes importantes na formação e manutenção dos ossos do corpo humano (principalmente os fosfatos de cálcio); Através de sua ação que as reações enzimáticas são reguladas; Participam da composição de algumas moléculas orgânicas; Agem na manutenção do equilíbio osmótico. Como o corpo não é capaz de produzir minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, este será eliminado através das fezes e da urina.
3) Comente sobre a toxicidade dos minerais. A toxidade dos minerais acontece quando há um excesso excessivo dos minerais, onde parte dele que são ingeridos podem ser eliminados através da urina e fezes.
4) Comente sobre a biodisponibilidade dos minerais.
A importância da determinação da biodisponibilidade de minerais em dietas está centralizada no estabelecimento das recomendações de ingestão destes elementos em função das necessidades dos indivíduos e na combinação desses elementos.