Minerais
São compostos orgânicos, que não podem ser sintetizados pelo organismo. Encontra-se em pequenas quantidades na maioria dos alimentos. São essenciais para o bom funcionamento de processos fisiológicos do corpo. São substâncias extremamente frágeis, podendo ser destruídas pelo calor, ácidos, luz e certos metais. Suas principais propriedades envolvem dois mecanismos importantes: o de coenzima (substância necessária para o funcionamento de certas enzimas que catalisam reações no organismo) e o de antioxidante (substâncias que neutralizam radicais livres).
Hipovitaminose: Carência parcial de vitaminas.
Avitaminose: Carência extrema ou total de vitaminais.
Hipervitaminose: Excesso de ingestão de vitaminas.
Complexo vitamínico: Conjunto de diversas vitaminas. Classificação:
Vitaminas lipossolúveis: São as vitaminas A, D, E, e K, solúveis em gorduras. São encontradas em alimentos essencialmente lipídicos. Necessitam da bile para sua absorção e são transportadas via circulação linfática.
Vitaminas hidrossolúveis: São as vitaminas solúveis em água. Fazendo parte deste grupo as vitaminas do complexo B e a vitamina C.
Vitaminas Lipossolúveis:
Vitamina A:
Pode ser encontrada na forma de retinol (pré-formada), que é a sua forma natural.
Carência: Inibição do crescimento, fadiga, anormalidades ósseas etc. Excesso: Dores nas articulações, afinamento de ossos longos etc. Vitamina D:
É um pré-hormônio do tipo de esterol e sua base precursora na pele humana é o lipídeo 7-deidrocolesterol. É fabricada principalmente quando há exposição do corpo ao sol.
Carência: Formação anormal dos ossos, Raquitismo e osteomalácia.
Excesso: Hipercalemia, dor óssea, enfraquecimento e falhas no desenvolvimento e depósito de cálcio no tecido renal.
Vitamina E:
É conhecida como tocoferol, oxida muito lentamente, o que lhe dá um papel importante antioxidante.
Carência: Anemia hemolítica, distúrbios neurológicos etc.
Excesso: Não existe