Minerais
As cidades são compostas por construções edificadas, para concebê-las é necessário extrair uma série de minerais da natureza, além dos subprodutos, como tijolos (argila), cimento (calcário), material hidráulico (petróleo), areia e muitos outros.
No setor industrial, desde as máquinas usadas na produção até o produto construído são extraídos dos recursos minerais que não são iguais quanto à composição física e química, desse modo são classificados em dois grupos: minerais metálicos e minerais não metálicos, incluindo ainda os recursos energéticos fósseis.
Minerais metálicos: que contém em sua composição elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. Exemplos: Ferro, alumínio e cobre.
Minerais não metálicos: minérios que não contém em sua composição propriedades de metal. Exemplos: diamante, calcário e areia, dentre outros.
Recursos energéticos fósseis: minérios que contém em sua composição elementos de origem orgânica. Exemplos: petróleo, gás natural e carvão.
Os minerais são indispensáveis para a manutenção da indústria, por isso é importante o estudo deles na disciplina de Geografia. Os minerais se encontram em todas as partes, nas ruas, nos prédios, nos muros, nas casas, nas pontes, dentre outros lugares da cidade e também do campo, informe os alunos sobre isso.
Fale para os alunos que os minerais se encontram na natureza em forma de rochas, ao serem processadas são transformadas em matéria-prima e posteriormente em produtos industrializados dos mais variados tipos. Esclareça a eles que os minerais não são iguais quanto a suas propriedades físicas e químicas, por essa razão são classificados em: minerais metálicos e