MINERAIS E ROCHAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
DIAMANTINA – MINAS GERAIS
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA www.ufvjm.edu.br Estudo Dirigido
Disciplina: Fundamentos de Geologia
Professor: Hernando Baggio
Aluno: Marcos Vinícios Rossi
Diamantina
Fevereiro 2014
Minerais e Rochas:
Conceito de Rochas: Rochas são matérias formadas por minerais e que se originam de várias formas, elas fazem totalmente parte de nossa vida. São por elas que temos construções, certos aparelhos domésticos, ruas, CDs e muito mais. São das rochas que são extraídos os minerais, como ferro, bauxita, cobre, zinco, estanho e outros.
Classificação das rochas: Existe um numero muito grande de rochas, todas elas são utilizadas para fazer diversas coisas. Apesar dessa grande diversidade de rochas, elas são divididas em três categorias, que as classificam de acordo com suas origens. Estas categorias são, metamórficas, sedimentares e magmáticas. -Magmáticas: são as rochas que se originam a partir do resfriamento do magma. Alguns exemplos de rochas magmáticas são, a pedra-pome, o granito, o basalto, dentre outros.
Plutônicas ou Intrusivas: As rochas plutônicas se cristalizam em profundidade na crosta terrestre, isto é, se resfriam muito lentamente por estarem em ambiente aquecido pelo gradiente geotérmico e por perderem calor
muito lentamente. Estas condições permitem o crescimento dos cristais que podem chegar a centímetros de tamanho. Como regra geral as rochas plutônicas se caracterizam por possuírem minerais que podem ser individualizados e vistos a olho nu.
Exemplo: Granito
Vulcânicas ou Extrusivas: Como lembra o nome, as rochas vulcânicas, estão associadas a fenômenos vulcânicos, isto é, fenômenos que ocorrem na superfície do planeta. Importante lembrar que vulcânico não significa necessariamente estar associada a vulcão. O magma quando atinge a superfície recebe o nome de lava, quando na forma líquida. Esta