minerais e rochas
A clivagem é a tendência que têm os minerais de se partir em certas direções. A facilidade da clivagem varia muito de mineral a mineral. Utilizamos quatro graus de clivagem: perfeita, distinta, indistinta, inexistente. A direção da clivagem é sempre paralela à face cristalina possível ou existente. Ex: Topázio que tem clivagem perfeita.
2)Minerais: são os constituintes básicos das rochas. É um corpo sólido, inorgânico, com composição química aproximadamente definida e que pode ser encontrado na natureza.
Rocha: Rochas são definidas como quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, e constituem parte essencial da crosta terrestre.
Magma: mistura silicatada em estado de fusão,a altas temperaturas e com grande quantidade de gases que se encontra num estado pastoso (entre o sólido e o líquido), provida de mobilidade (move-se).
Lava: Provém do magma exposto a atmofesra, mistura silicatada no estado líquido, com menor quantidade de gases e temperatura inferior que o magma.
Rochas plutônicas: são aquelas consolidadas em regiões profundas na crosta (vários quilômetros abaixo da superfície terrestre), sob condições de altas P e T. O resfriamento do magma é relativamente lento, as reações entre fase sólida e líquida são favorecidas, com tendência a desenvolvimento de cristais maiores e diferenciação acentuada dentro da câmara magmática.
Rochas vulcânicas: Formam-se pelo resfriamento e solidificação de material magmático (lava) que extravasou à superfície da Terra, resfriando-se e solidificando-se rapidamente, sob