minas de carvão
Internacional do Trabalho (OIT), resultado das características próprias do seu 12 processo atual de produção, podendo ocasionar graves danos à saúde do trabalhador, como por exemplo:
♣ Alta incidência de doenças respiratórias devido à liberação de dióxido de enxofre, monóxido de carbono (máquinas), e outros gases (explosivos).
♣ A antracosilicose - Pneumoconiose nos mineiros das minas de carvão.
♣ Asma ocupacional e bronquite industrial.
A pneumoconiose é uma doença crônica, adquirida pela inalação de partículas sólidas, de origem mineral ou orgânica. Não tem cura e apresenta manifestações tardias, entre cinco e oito anos após a exposição às poeiras. Por se tratar de uma doença incurável, diante do diagnóstico, o trabalhador deve ser afastado da sua atividade, sendo remanejado para outra função.
Somente na Região de Criciúma há atualmente mais de 3.000 casos de pneumoconiose registrados. Destes, mais de 100 apresentam Fibrose Pulmonar
Maciça, forma invalidante e fatal da doença. O tempo médio para o aparecimento da pneumoconiose depende da função do mineiro. Na função de furador de teto, com apenas cinco anos pode se desenvolver a doença.
Que procedimentos podem reduzir a incidência da pneumoconiose nos trabalhadores das minas de carvão?
Propor métodos preventivos para redução, e ou, eliminação do risco de aquisição da pneumoconiose nas minas subterrâneas de carvão.
♣ Identificar as características e propriedades do carvão mineral.
♣ Caracterizar o ambiente