Milão
País que Pertence: Itália
Região administrativa: Lombardia
Divisão Administrativa: 9 zonas administrativas
Data de Fundação: 600 a.C
Gentílico: milanês
População: 1,30 milhões
Área (em km²): 182
Densidade Demográfica (habitantes por km²): 7.190
Feriado Municipal: 7 de dezembro
Principais Atividades Econômicas: turismo, serviços e finanças.
Rios Principais: Lambro, Olona e Seveso
Temperatura média anual: 18 °C
Clima: temperado subcontinental
Índice Pluviométrico: 1.000 mm (ano)
PRIMEIRAS IMPRESSÕES:
Milão pode ser definida com um caldeirão italiano. Uma cidade que mistura tão bem o requinte da moda com elementos do caos urbano. Milano – como a chamam os italianos é o encontro do progresso com o atraso, da riqueza e pobreza, da tradição com o submundo da contracultura. Tudo isso em meio às mais diversas ideologias e povos vindos de todas as partes da Itália somados a muitos estrangeiros.
Com uma capacidade nata de inovação, Milão supera o que se espera de uma grande cidade, por sinal, o maior centro comercial, industrial e financeiro da Itália. A efervescência da Bolsa de Valores mais importante do país divide espaço com o silêncio de museus, palácios, igrejas e catedrais como aquela que é o marco da cidade: Duomo, a terceira maior catedral do planeta, atrás apenas da Catedral de São Pedro, no Vaticano, e da Catedral de Sevilha, na Espanha. São 92 metros de altura que levaram mais de dois séculos para serem erguidos, a partir de 1386. A junção dos estilos gótico, barroco, neoclássico e neogótico transformam a visita em uma aula de arquitetura ao ar livre.
ORIGEM E EVOLUÇÂO
Milão é uma cidade milenária, sua origem se dá no Século VI antes de Cristo, que foi estrategicamente fundada pelos celtas na porta de entrada da península italiana. Veremos a seguir que ela foi alvo de disputas constantes ao longo dos séculos