Milk run e roteirização
CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Milk Run
Daniela R. Pomponio Costa Rodrigo Seretta Ronan Teixeira
Prof. James Pedro Nadin
São Carlos
Junho/2008
Introdução
O sistema Milk Run consiste num planejamento de entregas, onde para cada dia a empresa realiza uma coleta dos componentes de cada fornecedor em quantidades pré-determinadas com o objetivo de entregá-los ao fabricante. O objetivo do sistema é acelerar o fluxo de materiais e informações entre fornecedor e fabricante visando benefício mútuo. A gestão do sistema Milk Run pode ser realizada de três formas:
- a empresa gerencia a rota de coleta, a quantidade de peças e os prazos, além de realizar o transporte com veículo próprio;
- a empresa determina o melhor roteiro de coletas, determina os prazos e a quantidade de peças a serem coletadas, porém a coleta e o transporte ficam a cargo de uma empresa terceira, ou seja, uma transportadora.
- a empresa determina os prazos e as quantidades e o operador logístico fica encarregado de determinar a melhor rota para o cumprimento dos prazos com o cliente.
[pic] O sistema Milk Run está representado na figura acima.
A programação do sistema ocorre de foma periódica, a troca de informações entre os forncedoresa empresa transportadora e o fabricante devem ser imediata a definição da demenda e definição da rota e prazo e quantidades de coleta. Esta programação dinâmica, permite ao fabricante receber apenas a quantidade exata do pedido no prazo solicitado, evitando receber uma quantidade superior ou inferior à que foi definida.
Os benefícios do sistema Milk Run são a redução de estoques e inventários, controlo da movimentação dos materiais, frequência de