milk run terminado 3
Folha de avaliação
MILK RUN: SISTEMA DE COLETAS PROGRAMADAS DE MATERIAIS
Diniz dos Santos Silveira1
Gabrielle dos Santos de Oliveira Lima2
Higor Colombo Queiroz3
Rafael José da Silva4
Vanessa Ramos de Souza5
Wagner Ribeiro Costa Junior6
Willian Shoiti Hinata7
Resumo
Este trabalho aborda a historia do Milk Run sua evolução, aplicação e vantagens, com objetivo de promover melhorias no sistema de coleta, minimizando o estoque e otimizando o tempo, este seguimento atua nos setores automobilístico, alimentício entre outros. Esta ferramenta surgiu através do estudo das necessidades no sistema de coleta, permitindo um controle maior sobre o material, sua real necessidade e utiliza uma maior freqüência de abastecimento reduzindo o estoque.
O Milk Run tem como objetivo reduzir os custos logísticos, controle de materiais em transito, redução do nível de estoque, uniformizar o volume de recebimento de materiais e agilizar o carregamento e descarregamento.
São efetuados embarques programados de acordo com o cliente e suas necessidades, pré-estabelecimento de data, hora e quantidade, redução do estoque, equilíbrio do fluxo diário de recebimento de materiais, otimização dos equipamentos de transporte, reduzindo os custos de movimentações dos materiais e minimizando a manutenção do estoque, pois o material chega para os fornecedores podendo atender a linha de produção diretamente. O sistema se utiliza em base de transporte terceirizado para atender a demanda do produtor dependendo assim de vários fornecedores para que os transportes destes nichos de mercado cheguem ate a linha de produção colocando assim uma sincronização entre produtor, fornecedor, e o consumidor.
Palavras chaves: Logística - Coletas Programadas - Milk Run - Sistema de Abastecimento INTRODUÇÃO
Atualmente o conceito mais usado de logística é processo de controle, planejamento, implementação do fluxo e o armazenamento eficiente e eficaz,