Miley cyrus
Aluno: Sanderson Melo Brito mat. – 11/0139984
1- Termo intemperismo é aplicado às alterações físicas e químicas a que estão sujeitas as rochas na superfície da Terra, porém esta alteração ocorre in situ, ou seja, sem deslocamento do material. Este fenômeno é de grande importância para a formação e constante mudança no relevo terrestre, junto com a erosão.
O intemperismo esta classificado em Físico, químico e biológico. Sendo o físico e o químico mais importante. 2- Hidratação, dissolução, oxidação, redução, carbonatação, hidrolise. 3-
4- Reação de oxidação. O ferro ao oxidar-se pode apresentar-se nos solos nas formas hidratado e desidratada em função das condições de drenagem e conteúdo de ferro na rocha original, dando ao solo colorações distintas. A goetita com uma coloração amarelada e a ematita com uma coloração avermelhada.
5- As camadas distinguem-se pelas características de composição química, textura, cor, porosidade, riqueza em matéria orgânica e/ou mineral.
HORIZONTE PEDOGENÉTICO, corresponde a seções de solo resultantes dos processos pedogenéticos que guardam relações entre se, separadas geralmente por cor. Já os HORIZONTES DIAGNOSTICOS, são seções de solo que apresenta determinados atributos para fim de classificação do solo. 6- O ou H / A / E / B / F / C / R .
A utilização de prefixos e sufixos numéricos é utilizada da identificação das cores de cada solo com o apoio do livro de Munsell.
7- F = presença de plintita ( Bf, Cf)
T = acumulação de argila iluvial (Bt)
W = intenso intemperismo de horizonte B (Bw) I = desenvolvimento incipiente de horizonte B ( Bi)
G = glei ( Bg, Cg)
P = horizonte lavrado ou removido (Ap)
E = escurecimento externo dos agregados por MO, (Be).
U = modificações antropogênicas.
8- Os atributos morfológicos do solo são:
Transição entre horizontes, profundidade e espessura, cor, textura, estrutura,