Mile Durkheim Biografia
Nasceu em 15 de abril de 1958, em Épinal, no noroeste da França, próximo à fronteira com a a Alemanha. Era filhos de judeus, porém optou por não seguir os passos de sua família.
Estudante precoce, ele entrou na École Normale Supérieure (ENS) em 1879, onde teve colegas de classe que se tornaram grandes figuras intelectuais na França, estudou sobre vários temas, e um dos estudos levou Durkheim a se interessar por abordagem científica à sociedade o que resultou em grandes conflitos com a educação acadêmica francesa, já que naquela época não tinha em sua grade currícular ciências sociais.
Seguidor de August Cond, mesmo não tendo conhecido ele, segue o pensamento positivista.
Entre todas suas obras temos algumas bem conhecidas, uma delas trouxe a sociologia como uma ciência que precisava ser estudada por meio de um método, ele que lança os aspetos ciêntificos do estudo sociologico. Por esse motivo as regras metodologicas para sociologia, esse método é chamado de FUNCIONALISTA, onde estuda as estruturas dentro de uma necessidade funcional na socieda, pelas funções que elas exercem.
O objeto de estudo que ele usava é o que ele determinou de FATO SOCIAL, deve ser estudado pelo cientista social e não pelo individuo, pois parte da ideia de que o todo está sobre a parte e o individuo é desconsiderado do seu ponto de vista individual, ele é visto como parte integrante de um processo social, que é tudo o que existe na scociedade e apresenta três caracteristicas objetivas:
- Exterioridade - tem que ser fora do individuo
- Generalidade - Estar dentro da sociedade
- Coerção Social - Que é a pressão que o meio exerce sobre o individuo para que ele começe a agir daquela maneira.
Existe o predominio da consciência coletiva sobre a consciência individual. E o individuo é o produto do meio, por isso para sociologia precisamos estudar o fato social e não ao individuo.
EDUCAÇÃO:
o INDIVIDUO -> a SOCIEDADE -> a EDUCAÇÃO
Durkheim entendia que a