miguel torga
Português 10º Ano
Lírica Camoniana
Contexto e principais influências
Contexto Histórico: A vida de Camões decorre entre 1524 (possivelmente) e 1580. Durante este período, reinam em Portugal D. João III, D. Sebastião e D. Henrique. Camões assiste ao fim do ciclo épico dos Descobrimentos, que foram no século XV, simultaneamente, uma das causas e consequências do espírito renascentista. Contribuindo para o abrir de novos horizontes ao homem europeu, determinaram um conjunto de transformações. Cerca de doze anos após o nascimento de Camões, surge em Portugal o Tribunal da Inquisição. Em 1531, regista-se um grande terramoto em todo o reino, ficando destruídas povoações inteiras. A desproporção entre a escassez de recursos humanos e a vastidão geográfica das terras descobertas, a sucessão de naufrágios (o de Sepúlveda foi em 1522), a derrota nos campos de Alcácer Quibir em Agosto de
1578, contribuíram para a queda do nosso império. Pode dizer-se, pois, que o tempo biográfico de
Camões corresponde à trajetória da decadência política portuguesa, que culmina com a perda da independência em 1580.
Contexto Cultural: O século de Camões (XVI) é marcado pelo grande movimento cultural do
Renascimento, que proporciona o desenvolvimento do comércio, das atividades industriais e das cidades. A velha cultura clerical da Idade Média não consegue satisfazer as novas necessidades nem as aspirações culturais.
Renascimento
Movimento cultural que se desenvolveu na Europa ao longo dos séculos XV e XVI, com reflexos nas artes, nas ciências e em outros ramos da actividade humana. O Renascimento não surgiu em todos os pontos da Europa ao mesmo tempo; as cidades italianas foram pioneiras neste movimento intelectual, que em alguns países se estendeu até ao século XVII. O Renascimento teve um outro grande centro na região da Flandres.
No centro da transformação intelectual renascentista encontra-se a passagem de uma mentalidade teocêntrica (isto