Migrações
• Conceito Mudança de seu lugar de origem para outro destino implicando na mudança residencial.
O aumento dos fluxos migratórios se deve na grande maioria das vezes a situação sócio econômico e de conflitos expulsões (étnicos, políticos e religiosos). A preocupação dos países receptores, desenvolvidos, são os impactos negativos no mercado de trabalho, na segurança e nos serviços sociais.
• Porque os alarmes só soaram agora e não antes? As migrações de hoje são as que poderiam ser previstas há vinte anos, além das migrações que seguem as direções tradicionais a um novo panorama do movimento de pessoas no mundo. E isso preocupe os novos países imigrantes e emigrantes. Pois suas politicas e suas sociedades não estavam preparas para esse fenômeno. Alguns lideres políticos defendem que as migrações internacionais tem contribuído para o desemprego e a sobrecarga dos setores públicos dos países receptores. Mas a realidade e outra. Em países desenvolvidos os imigrantes não constituem concorrência pra os nativos e sua contribuição e geralmente superior á utilização dos serviços sociais.
As migrações e a Internacionalização da economia
• As migrações massivas do inicios dos séculos XX e XXI.
Século XX Veio Em resposta a um movimento de equilíbrio entre excedentes e escassez de população com relação a distribuição de trabalho. As migrações eram vistas como uma contribuição ao desenvolvimento dos países receptores, como uma esperança de futuro para os migrantes. E uma descompressão dos países expulsores.
Século XXI As migrações deste século, respondem ao desequilíbrio crescente entre um mundo desenvolvido e os chamados em desenvolvimento, esse movimento e visto mais como ameaça por parte dos países receptores.
No século XX, eram vistas como uma redistribuição dos recursos humanos, considerado como parte da riqueza das nações; As atuais são vistas como uma redistribuição da pobreza em um mundo caracterizado pelas concentrações de riquezas.