Migração e Xenofobia
A migração interna no Brasil ocorre principalmente por motivos econômicos ou por desastres naturais.
A população de um país não se altera apenas com os nascimentos e mortes que ocorrem dentro de seu território. É preciso também levar em conta os movimentos migratórios que ocorrem dentro deste. A migração interna é aquela que ocorre no interior de um país, como o êxodo rural, que ocorre com a migração das populações rurais para as áreas urbanas.
Um exemplo de migração interna que ocorreu no Brasil foi o deslocamento de um grande número de nordestinos para a região norte no fim do século 19 em virtude do início do ciclo da borracha e da grande seca que assolava a região nordeste nessa época.
Durante a história do Brasil, houveram períodos marcados pela intensa migração, geralmente ocasionadas por fatores econômicos, como por exemplo, quando se terminou o ciclo da cana - de - açúcar na região Nordeste e iniciou-se o ciclo do ouro em Minas Gerais, ouve um intenso fluxo migratório para essa região já que esta, no momento, oferecia melhores condições financeiras devido a extração desse precioso minério. Posteriormente ao ciclo do ouro, iniciou-se na região Sudeste, com destaque para o município de São Paulo, o ciclo do café, que causou um intenso deslocamento de pessoas provenientes de várias regiões brasileiras para a região Sudeste, estando estas interessadas em trabalhar no cultivo e beneficiamento do grão que estava tendo grande aceitação no mercado, principalmente internacional.
Com o início do processo de industrialização brasileiro, a região Sudeste tornou-se um grande pólo e passou a atrair migrantes provenientes de todo o país. Ouve um deslocamento em massa das pessoas que viviam nos campos dirigindo-se às cidades, onde buscavam melhores condições de vida, melhor infra-estrutura e acesso facilitado à educação e aos serviços de saúde e emprego já que a mecanização e automação da produção agrária haviam causado o desemprego de uma