Middleware II
Sistemas colaborativos são desenvolvidos com o apoio da camada de middleware, e alguns requisitos são importantes para tais desenvolvimento. Dentre eles estão, a capacidade de interoperação dos sistemas distribuídos e os serviços integrados que esta camada suporta.
Com o surgimento da internet, os sistemas distribuídos também chamados de sistemas colaborativos passaram a utilizar a camada de middleware para melhor desempenho. A infraestrutura dessa camada é composto pelas funcionalidades: interoperabilidade, integração, portabilidade, escalabididade e suporte para todo o sistema.
1. DEFINIÇÃO
Middleware é a camada entre as aplicações e a infraestrutura de rede com o objetivo de facilitar a comunicação entre elas. É composto por um conjunto de processos ou objetos em um grupo de computadores, que interagem entre si de forma a implementar comunicação e oferecer suporte para compartilhamento de recursos e aplicativos distribuídos. O Middleware é a designação genérica utilizada para referir aos sistemas de software que se executam entre as aplicações e os sistemas operacionais.
O objetivo do middleware é facilitar o desenvolvimento de aplicações, tipicamente as distribuídas, assim como facilitar a integração de sistemas legados ou desenvolvidos de forma não integrada automática. Sistemas colaborativos que são desenvolvidos sem suporte da camada middleware precisam implementar requisitos funcionais e não funcionais para reduzir custos e o esforço do desenvolvimento.
A camada de middleware gerencia a integração dos sistemas em uma mesma máquina , assim com a interoperabilidade em máquinas distintas, também tem as funcionalidades de escalabilidade, disponibilidade e robustez. Outra função é de apoio a integração e interoperabilidade, onde o desenvolvimento de um sistema apoia a interação dos participantes de um grupo e a construção de serviços desenvolvidos para serem integrados em diferentes sistemas.
Assim soluções dão suporte para construção de