Sei la cara rs
EQUIPE
MANUEL GOMES
MARCELLA GONCALVES ROCHA
RAFAEL FREITAS QUIXABEIRA
2º ATIVIDADE SISTEMAS OPERACIONAIS DISTRIBUIDOS
SÃO LUIS
2012
UNIVERSIDADE CEUMA
EQUIPE
MANUEL GOMES
MARCELLA GONCALVES ROCHA
RAFAEL FREITAS QUIXABEIRA
2º ATIVIDADE SISTEMAS OPERACIONAIS DISTRIBUIDOS
SÃO LUIS
2012
1º Defina o conceito de transparência existente em sistemas distribuídos. Ainda cite, explique e dê exemplos de 2 tipos de transparência (1,0) Transparência em um sistema distribuído é, ao contrário do que o nome sugere, a capacidade de esconder a separação de seus componentes, fazendo com que o usuário final apenas consiga enxergar o sistema como um todo, e não suas partes de forma independente. Transparência de acesso - o acesso a um recurso remoto é feito da mesma forma que o acesso a um recurso local. Transparência de concorrência - vários processos podem acontecer ao mesmo tempo, sem interferir no resultado um do outro.
2º Um sistema distribuído é aquele no qual os componentes localizados em computadores interligados em rede se comunicam e coordenam suas ações apenas passando mensagens. Diante disso, observem a Figura 1 (2,0)
[pic]
FIGURA 1: Uma Intranet
Pergunta-se: uma intranet, que é uma parte da Internet gerenciada por uma organização é um sistema distribuído???? Se sim, explique porque, se não, da mesma forma. Sim, com o auxílio da internet, os usuários de uma Intranet podem utilizar serviços providos em outro lugar, caracterizando-se como sistema distribuído.
3º Os avanços tecnológicos na miniaturização de dispositivos e interligação em rede sem fio têm levado cada vez mais à integração de equipamentos de computação pequenos e portáteis com sistemas distribuídos. A portabilidade (abertura, meta middleware) de muitos desses dispositivos, junto com sua capacidade de se conectar