Micrômetro
1 - Que é Micrômetro?
Aparelho para medir a grandeza dos objetos vistos pelo microscópico Aparelho para medir pequenas dimensões. É um instrumento com resolução superior a que o paquímetro mais preciso pode proporcionar.
2 - Origem e função do micrômetro
Jean Louis Palmer, apresentou pela primeira vez, um micrômetro para registro de Patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetros, de maneira relativamente simples. Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi evoluído e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França, entretanto, em homenagem ao seu inventor, continua sendo chamado de Palmer.
1
O principio de funcionamento do micrômetro assemelha-se ao do sistema parafuso e porca. Assim, há uma porca fixa e um parafuso móvel que se der uma volta completa, provocará um deslocamento igual ao seu passo.
2
Desse modo, dividindo-se a “cabeça” do parafuso, pode-se avaliar frações menores que uma volta e, com isso, medir comprimentos menores do que o passo do parafuso.
3
3 – Nomenclatura
A figura seguinte mostra os componentes de um micrômetro.
Principais componentes do micrômetro: ARCO – constituído de aço especial ou fundido tratado termicamente para eliminar as tensões internas. ISOLANTE TÉRMICO – fixado ao arco, evita sua dilatação porque não permite que o arco seja afetado pelo calor das mãos na manipulação do instrumento.
4
FUSO MICROMÉTRICO – é constituído de aço especial temperado e retificado para garantir exatidão do passo da rosca. FACES DE MEDIÇÃO – tocam a peça a ser medida e, para isso, apresentam-se rigorosamente planos e paralelos. Em alguns
instrumentos, os contatos são de metal duro, de alta resistência ao desgaste. PORCA DE AJUSTE – permite o ajuste da folga do fuso micrométrico, quando isso é necessário. TAMBOR – é onde se localiza a escala centesimal. Ele gira ligado ao fuso micrométrico.