Microsiga
A) Qual habilidade administrativa seria mais exigida para um presidente da Microsiga?
Segundo Maximiano, competências são conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para uma pessoa desempenhar atividades. As competências desenvolvem-se por meio de experiência profissional, educação formal e informal e convivência familiar e social. As competências importantes para o desempenho de tarefas gerencias agrupam-se em quatro categorias principais que são: intelectuais, interpessoais, técnicas e intrapessoais.
Intelectuais: Referem-se a todas as formas de raciocinar, são competências usadas para elaborar conceitos, fazer análises, planejar, definir estratégias e tomar decisões.
Duas competências intelectuais específicas são a habilidade de pensar racionalmente e a habilidade conceitual.
Habilidade de pensar racionalmente, com base na obtenção e análise de informações concretas sobre a realidade.
Habilidade conceitual, que compreende a capacidade de pensamento abstrato, que não depende de informações sobre a realidade concreta e que se manifesta por meio da intuição, imaginação e criatividade.
Interpessoais: São as que o gerente usa para liderar sua equipe, trabalhar com seus colegas, superiores e clientes e relacionar-se com todas as outras pessoas de sua rede de contatos.
Capacidade de entender e atitude de aceitar a diversidade e singularidade das pessoas.
Capacidade de entender o processo de motivação e usar os princípios de motivação adequados a cada pessoa e grupo.
Capacidade de entender os princípios da liderança e de efetivamente liderar indivíduos e grupos.
Capacidade de comunicação.
Técnica: Abrange os conhecimentos sobre a atividade específica do gerente, da equipe e de sua organização.
Intrapessoal: Compreende as habilidades que Henry Mintzberg chamou de introspecção, o que significa todas as relações e formas de reflexão e ação da pessoa a respeito dela própria, como: autoanálise, autocontrole, automotivação,