microscopia optica
Profº Dra Carmem Patrícia Barbosa Lopes
Departamento de Odontologia
1. Considere que, logo após o nascimento, o neonatologista avisa a mãe de um bebê prematuro que seu filho é portador de séria anomalia no esqueleto. Explique a quais estruturas anatômicas específicas o médico se refere.
R: Se refere ao sistema esquelético. O sistema esquelético é formado por ossos e Cartilagem. As funções do esqueleto são:
Sustentar o peso do corpo
Proteger órgãos
É elemento passivo do movimento, pois é tracionado pelo movimento do músculo.
Dá forma ao corpo
É reservatório de minerais, como Cálcio, Fosfato e Magnésio.
Fabrica células sanguíneas
Ossos absorvem toxinas e metais pesados diminuindo seus efeitos em outros tecidos. O esqueleto humano é um endoesqueleto, colocado entre tecidos moles do corpo capaz de crescer, se adaptar e se reparar. O esqueleto de um recém-nascido possui 270 ossos, enquanto na fase adulta o esqueleto constitui-se de 206 ossos, sendo classificado de acordo com sua forma em: ossos longos, curtos, planos e irregulares. O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes: 1) Esqueleto Axial, formado pela caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica. 2) Esqueleto Apendicular que compreende a cintura escapular, os membros superiores, a cintura pélvica e membros inferiores. 2 Considere os vários tipos de esqueleto que podem existir na natureza, cite-os e dê um exemplo de cada em espécies animais diferentes das apresentadas em sala de aula.
R. 1) Endoesqueleto: Trata-se do esqueleto interno que ocorre nos animais, em especial os vertebrados, sendo a estrutura de sustentação do corpo. Ex: O esqueleto Humano.
2) Exoesqueleto: Trata-se do esqueleto externo, o caso mais geral é dos artrópodes que fazer parte os insetos, crustáceos, aracnídeos e diplópodes. Nestes animais o exoesqueleto é constituído por duas camadas: procutícula – a parte interna, composta de proteínas e