Multiplicação de Matrizes
Douglas de Oliveira Costa e Vanderlei Oliveira da Costa Júnior
Universidade Federal de Goiás (UFG)
BR 364, km 195, nº 3800 – CEP 75801-615 – Jataí – GO – Brasil
{douglasnoft@hotmail.com, vander_94@hotmail.com}
Abstract. It is noted, in our daily lives, the presence of matrices and realized, or not, its use, whether in school, in math class, or even present in computing. This document come bringing an analysis of how it works one of the basic operations in a matrix, the multiplication, geared to the context of computing, exposing algorithms that take care of this calculation and its analysis and complexity and explains some practical applications in which this operation becomes useful.
Resumo. Nota-se, em nosso cotidiano, a presença de matrizes e percebemos, ou não, o seu uso, seja na escola, na aula de matemática, ou até mesmo presente na computação. Este documento vêm trazendo uma análise de como funciona uma das operações básicas realizadas em uma matriz, a multiplicação, voltada para o contexto da computação, expondo algoritmos que cuidam deste cálculo bem como a sua análise e complexidade e também explana algumas aplicações práticas na qual essa operação se torna útil.
1. Introdução
As matrizes estão presentes em nossa vida de diversas maneiras conhecidas conscientemente, como por exemplo em uma tabela de notas escolares, ou em uma simples lista de produtos para se comprar em um mercado, mas também presente de forma que às vezes se desconhece como aplicada à computação gráfica ou mesmo para se codificar e decodificar uma mensagem qualquer.
Uma matriz também está sujeita a operações matemáticas simples, tais como soma, subtração, multiplicação, sendo que esta última será abordada neste documento, uma vez que é uma operação que, conforme o caso em que se trata, demanda do sistema computacional um gasto de processamento elevado Cormen (2001).
Diante de tal situação, têm-se alguns algoritmos, uns melhores