rotas de fuga
É um mapa que representa, através de símbolos apropriados, o trajeto a ser seguido pelo indivíduo em caso de necessidade de evacuação do local, em função de incêndio, desabamentos ou outros casos de emergências.
A falta de indicadores de rotas de evacuação poderá ocasionar situações de pânico em emergências, onde o fator tranqüilidade é imprescindível para a prevenção de acidentes graves.
O planejamento das Rotas e Evacuação deverá ser bem elaborado, levando-se em consideração as diretrizes da NR-23; NBR 9077 e outras que venham a facilitar a saída dos indivíduos dos locais atingidos. NR 23 - Proteção Contra Incêndios )
23.1 Disposições gerais.
23.1.1 Todas as empresas deverão possuir:
a) proteção contra incêndio;
b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
c) equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
d) pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.
NBR 9077 Saídas de emergência em edifícios
Fixa as condições exigíveis que as edificações devem possuir: a fim de que sua população possa abandoná-las, em caso de incêndio, completamente protegida em sua integridade física e para permitir o fácil acesso de auxílio externo (bombeiros) para o combate ao fogo e a retirada da população.
NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 9050
Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos . Esta Norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade. Esta Norma visa proporcionar à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção, a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente .
NBR 6492 Representação de projetos de arquitetura
Esta Norma fixa as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura, visando à