Microrganismos benéficos e maléficos na produção alimentícea

284 palavras 2 páginas
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DOM ANTÔNIO POSSAMAI

TALES HENRIQUE LIMA LOPES

INTALAÇÃO, GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE UMA AGROINDÚSTRIA

JARU-RO
2014
TALES HENRIQUE LIMA LOPES

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DOM ANTÔNIO POSSAMAI

MICRORGANISMOS MALÉFICOS E BENÉFICOS NA PRODUÇÃO ALIMENTÍCEA

ORIENTADORA: Lucien Juliette da Silva Godoy
Trabalho disciplinar submetido à Escola Família Agrícola Dom Antônio Possamai (EFA) como requisito parcial ou total a obtenção de nota na disciplina de Agroindústria.

JARU-RO
2014
1. INTRODUÇÃO

Os microrganismos têm sido de suma importância para o homem, o mesmo é utilizados em diferentes processos e de diferentes maneiras, sendo que muitas substâncias e de considerável valor econômico são produtos do metabolismo microbiano. Os microrganismos desempenham papéis muito importantes, dependo do tipo de interação existente com o alimento e seus nutrientes, e podem ser classificados em três grupos distintos, através de suas propriedades morfológicas e fisiológicas sendo eles: úteis, deteriorantes e patogênicos.
Silva Júnior (1995, p.25-6) ressalta que existem três tipos específicos de microrganismos: os fungos, os vírus e as bactérias. As bactérias possuem vida própria e preferem ambientes úmidos e alimentos ricos em proteínas como as carnes. Algumas bactérias produzem toxinas durante sua multiplicação com efeito tóxico para o homem. Os vírus não possuem vida própria e só crescem quando estão dentro da célula do organismo do homem e dos animais. Os fungos são divididos em bolores (mofo) e leveduras (fermento). Eles se reproduzem em alimentos secos, frescos e com quantidades de açúcar (frutas e doces em geral), pois possuem vida própria.

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO

Relacionados