Microprogramação
CONTROLE MICROPROGRAMADO
Marabá-Pará
Instituto Federal Do Pará
Aluno (s): Adriano Lindon Leite Cardoso Alisson Serejo
Matéria: Sistemas micro processadas
Professor: Hudson
Curso: Automação Industrial
Turno: Manhã
Introdução
A unidade de controle micro programada é hoje em dia uma miniatura de computador que pode ser programada com sequência de bits. A unidade de controle micro programada é utilizada para se desenvolver a implementação de complexas instruções que não podem ser implementadas e forma de hardware.
O inventor da micro programação foi Maurice Wilkes em 1953, na Inglaterra. Sua ideia era de criar uma unidade de controle mais fácil de se projetar e mais flexível. A utilização da unidade de controle micro programada tem algumas vantagens:
• Um computador base, que use a micro programação pode emular outro computador.
• Uma instrução pode ser desenvolvida e ser utilizada em diferentes modelos de hardware.
A IBM reconheceu a importância da unidade de controle micro programada e implementou no computador IBM 360 em abril de 1964. Todos os modelos desta família de computadores contavam com uma memória de controle rápida e barata, a qual estava micro programada. Isto se tornou um grande sucesso a família IBM e desde então a micro programação ficou popular em todo o mundo.
Unidade de Controle micro programada
É um circuito lógico que permite realizar a execução em sequência de um conjunto de instruções muito elementares chamadas de micro instruções. a Unidade de Controle é formada por
- Memória de Controle (contem as micro instruções)
- Sequenciador - É o encarregado de manter a ordem correta da execução das micro instruções. Informa o local da próxima micro instrução a ser executada e guarda no contador de micro programa. Contador de micro programa: É o registro que armazena a localização da próxima instrução a ser executada. Este loca se decodificara em DEC e selecionara uma posição da