Arquitetura de Computadores
Henrique da Costa e Silva RA: B370033
Leonardo Rodrigues Bento RA: B34445-8
Rafael Cerqueira dos Santos RA: B359GI5
Wanderpaulo Lázaro da Silva Santos RA: B4005G-8
Turmas: CC5P30/CC5Q30
Arquitetura de computadores
Professor: Ricardo Loiola.
MÁQUINAS MULTINÍVEL CONTEMPORÂNEAS / NÍVEL DE LINGUAGEM DE MONTAGEM.
NP2
Brasília,2014
Introdução
Um computador digital é uma máquina capaz de nos solucionar problemas através da execução de instruções que lhe são fornecidas. Denomina-se programa uma sequência de instruções que descreve como executar uma determinada tarefa. Os circuitos eletrônicos de cada computador podem reconhecer e executar diretamente um conjunto limitado de instruções simples para as quais todos os programas devem ser convertidos antes que eles possam ser executados. Estas instruções básicas raramente são mais complicadas do que: Some dois números. Verifique se um número é zero.
Mova um dado de uma parte da memória do computador para outra. Juntas, as instruções primitivas do computador formam uma linguagem que torna possível as pessoas se comunicarem com o computador. Tal linguagem é denominada linguagem de máquina. Ao se projetar um novo computador deve-se decidir que instruções devem estar incluídas nesta linguagem de máquina. Geralmente, tenta-se fazer as instruções primitivas tão simples quanto possível, consistentes com o uso pretendido e necessidades de desempenho, a fim de reduzir a complexidade e o custo da eletrônica empregada. Como a maioria das linguagens de máquina são muito simples, é difícil e tedioso utilizá-las.
MÁQUINAS MULTINÍVEL CONTEMPORÂNEAS
A maioria dos computadores modernos possui dois ou mais níveis. As máquinas de seis níveis são muito comuns, como está mostrado na figura a seguir.
O nível 0, lá embaixo, é o hardware verdadeiro da máquina. Seus circuitos executam os programas em linguagem de máquina de