microprocessador z80
O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador.
Em 1971, A Intel desenvolveu o primeiro microprocessador chamado de 4004. Esse projeto foi iniciado devido ao pedido da empresa japonesa chamada Busicom para desenvolver os chips que seriam usados em sua nova calculadora de mesa. Em torno desse projeto, os engenheiros da Intel tiveram a ideia de desenvolver a calculadora em torno de um único chip. Esse projeto deu origem ao 4004, que possuía 16 pinos e construídos sobre um barramento de 4 bits. Com a popularidade do projeto na Intel logo foi desenvolvido uma versão melhorada, denominada 4040.
Com empenho constante dos engenheiros e evolução tecnológica foi desenvolvido um novo processador com barramento agora de 8 bits, chamado 8008. Seguindo a lógica do 4004 e 4040 logo foi desenvolvida uma visão melhorada denominada 8080 que ganhou popularidade porque apresentava poder de processamento superior aos anteriores. Devido à divergências internas o engenheiro Federico Faggin se desligou da Intel, aliou-se a Masatoshi Shima e juntos fundaram uma nova empresa, chamada Zilog. Seu primeiro projeto foi o microprocessador Z80 que era compatível com o processador da Intel 8080.
DESENVOLVIMENTO
O Z80 possui uma memória interna de uso exclusivo de 208 bits, a qual é usada para armazenar os valores de seus registradores, os mesmos são os objetos binários (de 8 ou 16 bits) que o Z80 utiliza para armazenar informações (que, em termos de Linguagem de Máquina, são tratados simplesmente como grupos de bits). O Z80 possui três tipos de barramentos.
Barramentos de dados: transportam dados entre vários elementos dos sistemas, no caso os de 8 bits
Barramentos de endereços: especificam o endereço externo da memória, este endereço serve para especificar a fonte, ou o destino dos