Microprocessadores
O computador é um processador de informações, que nos nossos dias tornou um elemento indispensável para estabelecer e efectuar comunicação sem perda de tempo, nele as informações fornecidas pelo usuário são processadas e o resultado desse processamento é retornado ao usuário, normalmente através do monitor, impressora ou data show. O programa é que define exactamente o que o computador vai fazer com os dados que são fornecidos pelo usuário. A grande utilização dos microprocessadores nos sistemas electrónicos actuais vem do fato de serem programáveis, ou seja, estes sistemas são compostos por um conjunto físico (Hardware) constante, com repetibilidade, dentro de um processo industrial e portanto com uma óptima relação custo ou benefício que realizará determinada tarefa, orientado por uma sequência de instruções conhecidas por programa (Software), proporcionando grande versatilidade e poder de processamento.
O CPU é o elemento central de coordenação e de processamento de todo o sistema, dito o computador. O CPU, recebe instruções (as aplicações, ou software) de manipulação dos dados. Dessa manipulação (processamento) são gerados novos dados e os resultados. Neste contexto que pretende-se no presente trabalho fazer uma abordagem direccionada ao estudo dos microprocessadores onde será focalizada a sua arquitectura, descrição física e princípio de funcionamento. A parte final do trabalho é orientada para a sintetização de toda a abordagem feita ao longo do trabalho.
1.Objectivos
Geral
* Abordar sobre os diferentes tipos de microprocessador e sua evolução no tempo e espaço.
Específicos * Descrever a arquitectura dos microprocessadores 8080. 8085, Z80 e 8086; * Explicar seu princípio de funcionamento; * Identificar os elementos de sua composição física; * Explicar os ciclos de tempo e interrupções. * Descrever as características classificativas de microprocessadores; *
1.3.Metodologia de trabalho
A realização do presente