Micropatologia

2397 palavras 10 páginas
1. Introdução 2
2. Pé de atleta (frieira) 3
3. ONICOMICOSE (micose da unha) 4
3.1. Manifestações clínicas 5
3.2 Como evitar 6
3.3. Tratamento 6
4. PITIRÍASE VERSICOLOR 7
4.1. Manifestações clínicas 8
4.2. Tratamento 8
5. Candida Albicas 9
5.1. Quais os sintomas 10
5.2 Como é diagnosticado 10
5.3. Tratamento 11
5.4. Quais os cuidados 11
5.5. Como Prevenir 12
6. BIBLIOGRAFIA 12

1. Introdução
Micose são infecções incomodas e resistentes, causadas por aproximadamente 100 espécies diferentes de fungos, algumas vezes confundidas com alergias ou mesmo hanseníase. Alimentando-se de gordura e ou queratina presentes no corpo, os fungos desenvolvem-se quando encontram situações propicias para tal, como alta umidade e calor; ou quando a imunidade da pessoa esta comprometida. No primeiro caso, geralmente se trata de uma infecção superficial. No segundo, pode atingir órgãos internos, sendo então classificada como uma infecção profunda. Imunodeprimidos, como portadores do vírus da AIDS, ou mesmo pessoas internadas em UTIs estão mais propensas a adquiri-la.
Alem de causar desconforto e alterações estéticas, esses fungos propiciam também a entrada de outros patógenos, como bactérias. Tal situação e bastante comum como no caso de frieira (pé de atleta). Assim como as micoses das mãos, estas se apresentam na maioria das vezes como fissuras, descamações, ou vesículas localizadas entre os dedos.
Outra manifestação desses patógenos é a tinha crural, encontrada de forma mais frequente entre as coxas, principalmente durante o verão; a de couro cabeludo, apresentando-se como placas com descamação, com ou sem pus; tinha de barba, com bordas bem definidas; e tinha de corpo, avermelhada e com microvesículas. Além disso, unhas também podem ser acometidas pelos fungos, dando aspecto grosseiro às mesmas: são as onicomicoses.
Fungos típicos da constituição normal de nosso corpo também são capazes de provocar micoses, quando algum fator propicia seu

Relacionados

  • CISTOS TUMORES E PATOLOGIA SSEA
    2691 palavras | 11 páginas