Micrometro
Micrômetro
Rafael Silva
Rubens Godoi
William Marcelino
Projeto de Estruturas Aeronáuticas 4º Semestre
Introdução
O micrômetro é um instrumento metrológico capaz de aferir dimensões lineares de objetos, tais como comprimento, largura, altura, espessura e profundidade. Ele é utilizado quando são necessárias medidas com precisão da ordem de centésimos ou décimos de milímetro e faz medições mais exatas e precisas que o paquímetro.
O funcionamento do aparelho é baseado no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca fixa e ajustável. A cabeça do parafuso é dividida em frações permitindo a medição de distâncias menores que o passo do parafuso com uma alta precisão.
Existem vários tipos de micrômetros que são utilizados de acordo com sua aplicação. Entre eles estão: micrômetro de profundidade, micrômetro com arco profundo, micrômetro com discos nas hastes, micrômetro com contato em ``V``, micrômetro para medir paredes de tubos, micrômetro com contador e micrômetro digital eletrônico.
Figura 1 - Exemplos de tipos de micrômetro
Este trabalho tem como objetivo a aplicação de conhecimentos adquiridos em sala de aula referentes ao uso de micrometros e aplicação de métodos estatísticos às medições feitas no decorrer da atividade.
Materiais e Métodos
Esta seção do trabalho destina-se a exemplificar os materiais e procedimentos utilizados durante a realização do trabalho.
Materiais:
Para a realização do trabalho foram utilizados os seguintes materiais:
Micrômetro da marca Mitutoyo com precisão de 0.001 mm e capacidade de 0 a 25 mm. Exemplificado na Figura 2.
Micrômetro da marca Mitutoyo com precisão de 0.001mm e capacidade de 25 a 50 mm.
Paquímetro da marca Mitutoyo com precisões de 0,001 pol e 0,05 mm. Exemplificado na Figura 3.
Peças numeradas de 1 a 5, fornecidas pela professora. Exemplificado na Figura 4.
Figura 2 - Micrômetro da marca