Micrometro
CURSO: ENGENHARIA DE PETRÓLEO/NR01
DISCIPLINA: METROLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO
Compenentes:
•Adjane
•Fernando César
Profª: Ana Cláudia
•Luís Paulo
•Neydson
•Rafael
Iº SEMINÁRIO SOBRE MICRÔMETRO
1.0 INTRODUÇÃO – Uma reflexão: a importância da Metrologia na Engenharia
Um dos mais significativos índices de progresso, em todos os ramos da atividade humana, é a perfeição dos processos metrológicos que neles se empregam e o domínio das técnicas utilizadas. No ramo industrial, a metrologia é um assunto tratado diariamente. Porém é comum quando se fala em metrologia associá-la a custos. Na prática, a metrologia divide-se em dois ramos:
•Industrial - utilizado para medições tradicionais;
•Legal - que controla instrumentos de medição.
A manutenção dos instrumentos necessita de aquisição de equipamentos e infraestrutura onerosa. Surge assim o paradoxo da importância da metrologia. Com sua existência, a empresa ganha custos, porém paralelamente ganha confiabilidade e competitividade. Sendo assim, o seu diferencial competitivo está garantido. Isso só é possível com a implantação de normas e padrões metrológicos de garantia.
Na tomada de quaisquer medidas, devem ser considerados três elementos fundamentais: o método, o instrumento e o operador.
Métodos
a) Medição Direta - Consiste em avaliar a grandeza por medir, por comparação direta com instrumentos, aparelhos e máquinas de medir.
Esse método é, por exemplo, empregado na confecção de peças protótipos, isto é, peças originais utilizadas como referência, ou, ainda, quando o número de peças por executar for relativamente pequeno.
b) Medição Indireta por Comparação - Medir por comparação é determinar a grandeza de uma peça com relação a outra, de padrão ou dimensão aproximada; daí a expressão medição indireta.
Instrumentos de Medição
A exatidão relativa das medidas depende, evidentemente, da qualidade dos instrumentos de medição empregados. Assim,