Micrometro
São Luís, 13 de abril de 2013
Curso: Engenharia Civil - 2º Período
Profº: Stelmo Rosa
Relatório apresentado à disciplina de
LABORATÓRIO DE PRINCÍPIOS DE TERMODINÂMICA FLUIDOS E ONDAS para aquisição de nota.
São Luís – Maranhão
Março/2013
Introdução
O paquímetro é a ferramenta de medição mais conhecida para a realização de medições rápidas e relativamente exatas. Com esta ferramenta podem ser feitas medições de dimensões internas, externas e de profundidade.
O objetivo deste relatório é expor uma aula prática que tivemos em um dos laboratórios de física da UEMA, utilizando-se do paquímetro para a medição de discos, cilindros, cubos e esferas de metais. Será feita uma comparação das medidas de alguns alunos a fim de observar se existem ou não diferenças entre si.
Título: Instrumentos de medida (paquímetro)
Objetivo geral: Familiarização com o paquímetro e suas utilizações. Determinação do volume de um paralelepípedo, de um cilindro metálico e de uma esfera. Materiais utilizados: Paquímetro de plástico, cilindro de metal, esfera, disco de metal, cubo de metal.
Fundamentação Teórica
Antes de expor os resultados obtidos no laboratório, torna-se necessário conhecer um pouco mais sobre o paquímetro:
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. A medição feita no paquímetro se realiza encostando a mandíbula fixa (bico) no objeto e arrastando a mandíbula móvel (bico móvel) até que este se encoste a sua outra extremidade, como na imagem ao lado.
Logo em seguida lê-se a régua. A medida é o número que se encontra a esquerda