Microeconomia e macroeconomia
Primeiramente, o que é Economia? Economia origina-se das palavras gregas oikos e nomos que significam administração da casa, estado.
Economia é a ciência social aplicada que estuda como o indivíduo e a sociedade alocam os recursos escassos para melhor atender as necessidades humanas. A economia moderna pode- ser dividida em:
Economia Descritiva, Teoria Econômica e Economia Aplicada.
A Teoria Econômica por sua vez se dividiu em: Microeconomia e Macroeconomia.
Microeconomia trata do comportamento das empresas, famílias, indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação às preferências dos consumidores (demanda). Estuda os monopólios, oligopólios e concorrência perfeita. Também é denominada como Teoria dos Preços.
Macroeconomia estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange onível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias,cambiais entre outros fatores.
ESTRUTURAS DE MERCADO: Um mercado é constituído de compradores e vendedores. A palavra mercado pode tanto se referir a uma economia como um todo – o mercado brasileiro ou mercado de São Paulo, por exemplo – ou a um produto ou um setor específico qualquer – o mercado de trabalho, o mercado agrícola, o mercado de automóveis, de calçados ou de livros.
Observa-se, de outra parte, que as relações entre compradores e vendedores seguem padrões diferentes, dependendo do tamanho desse mercado, do número de agentes econômicos (vendedores e compradores) que nele atuam e até mesmo do tipo de produto comercializado. Como resultado, a forma como os preços são determinados varia de acordo com as características de cada mercado. Essas características permitem diferenciar quatro estruturas básicas de mercado:
Monopólio - Apenas uma empresa é responsável pela produção (oferta).
Não