Microeconomia e Macroeconomia
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5 REFERÊNCIAS 11 http://www.suapesquisa.com/o_que_e/inflacao.htm 11 http://www.periodicos.unir.br/index.php/propesq/article/viewFile/417/464 11 http://economia.uol.com.br/ultnot/2008/04/09/ult4294u1197.jhtm 11 http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=3268 11 ALDRIGHI, Dante Mendes. Uma avaliação das contribuições de Stiglitz à teoria dos mercados financeiros. Revista de Economia Política, vol.26 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2006 ISSN 0101-3157. 11 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 12 ANEXOS 14 ANEXO A – Título do anexo 15
1 INTRODUÇÃO
A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando o desenvolvimento e a resolução de grandes agregados: nível geral de preços (inflação), a balança de pagamentos e taxas de câmbio e o estoque de moeda e taxas de juros, dentre os quais concerne o presente estudo. Assim, verifica-se que a macroeconomia engloba as unidades econômicas particulares e de mercados peculiares (GARCIA; VASCONCELLOS, 2002).
Na macroeconomia o aumento contínuo e generalizado dos preços é caracterizado como inflação. Para estabelecer uma busca imutável na sua compreensão apropriada e também ser impedido, este elemento é analisado, bem como suas causas e efeitos, pois é um fator que afeta diretamente na vida das pessoas.
O estudo macroeconômico aborda o mercado de câmbio, conhecido como mercado de divisas, no qual é composto pelos diversos agentes econômicos que compram e vendem moeda estrangeira de acordo com suas necessidades.
Relacionado à taxa de juros, a análise macroeconômica investiga o seu comportamento nas múltiplas fatias do mercado no decorrer do tempo. Entende-se por juro, a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, portanto é