Microbiologia
Dom, 01 de Maio de 2011 22:01
[pic][pic][pic]
Resumo
A biologia molecular é a área das ciências biológicas que mais tem se desenvolvido nos últimos 50 (cinqüenta) anos. A biologia molecular é o estudo da biologia a nível molecular, com foco especial na estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas. Mais concretamente a biologia molecular investiga as diversas interações entre sistemas celulares, incluindo as relações entre DNA, RNA e sínteses protéica. A bio. mol. Abrange outras áreas de biologia e da química, em especial a genética e a bioquímica. Tradicionalmente a seleção de animais tem sido feita com base em desempenhos fenotípicos. Esse tipo de seleção pode ter sido influenciado por fatores de meio que marcou o mérito genético, no entanto, esse método não tem sido efetivo para características econômicas de baixa herdabilidade. O avanço da genética molecular, através de seus mapas genéticos e marcadores moleculares, facilitou enormemente a seleção de aracterísticas de interesse econômico em várias espécies domesticas.
Introdução
O DNA é composto por manômeros chamados nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por um ácido fosfórico, um açúcar de cinco carbono – desoxiribose - e quatro bases nitrogenadas: adenina (A); guanina (G); timina (T); citosina (C). Estas bases nitrogenadas estão destribuídas em dois grupos: Purinas: adenina e guanina; pirimidinas: tiamina e citosina.
Desenvolvimento
Watson e Crick (1953), propuseram a estrutura molecular do DNA, para tanto, consideraram as propriedades químicas de seus componentes, bem como, as evidencias obtidas por Chargaff et.al., sobre a composição de bases do DNA de diferentes espécies; bem como, dos estudos de Franklin e Wilkim sobre a difração com raio X..De acordo com Watson e Crick (1953), o DNA tem sua estrutura molecular constituída por duas fitas paralelas, enroladas para a direita em